terça-feira, 8 de março de 2011

GLOSSÁRIO TÉCNICO DO FIGURINISTA


1 – LINGUAGEM TÉCNICA
CCC
CABELEIREIRO: fazem penteados dos artistas, adequando os atores as personagens, de acordo com as indicações do responsável pela caracterização: tinge, corta, penteia os cabelos ou aplica cílios postiços. Visando à continuidade das cenas, mantém os cortes, penteados e tonalidades usadas no tingimento para a caracterização dos atores. Acompanha as gravações para efetuar os retoques necessários nos penteados e/ou nas caracterizações.
CBS: abreviatura de Columbia Broadcasting System, rede de rádio e televisão americana.
CD: abreviatura de Compact Disc, disco digital por leitura de raio laser.
CDR: abreviatura de Compact Disc Record, disco digital gravável.
CHROMA-KEY: efeito que consiste em insertar uma imagem sobre outra através do anulamento de uma cor padrão, como por exemplo o azul.
CLIP: imagem rápida, de curta duração.
CLIPPING: operação automática realizada por equipamentos de vídeo, retém os altos níveis de luminosidade.
CAMAREIRO: ajuda os atores e outros participantes no uso da roupagem. Encarrega-se da conservação das peças do vestuário utilizadas no espetáculo, providenciando limpeza, reparos, etc. Auxiliam os atores e figurantes a vestir as indumentárias cênicas, organiza o guarda-roupa e a embalagem dos figurinos em caso de viagem.
CÂMERA ESCURA: caixa escura e lacrada que possui um orifício por onde passam raios de luz, que projetam imagens externas invertidas na parede interna oposta ao furo.
CARACTERIZAÇÃO: ato ou efeito de caracterizar-se; arte e técnica que, por meio de recursos materiais (maquiagem, máscaras, indumentária, etc.); conferem ao ator características físicas que completarão a personagem que ele vai representar.

CAST: do inglês, elenco.

CASSETE: fita magnética compactada em cartucho.
CATV: abreviatura de Cable Television, televisão que hoje chamamos de tevê a cabo.

CENA: unidade mínima significativa do roteiro.

CENÁRIO: do italiano scenario, do francês, décor. Espaço onde se pode criar a realidade visual onde se dá a cena.

CENÓGRAFO:  também chamado diretor de arte, coordena a parte visual, sob as ordens do diretor. Cabe a ele escolher as peças (móveis, quadros e objetos) que caracterizam o ambiente do espetáculo.

CLEAN: limpo. É a modelagem leve, limpa, com detalhes indispensáveis, tornando o estilo desprovido do supérfluo, com a pureza do detalhe. Não confundir, porém clean com monótono.
COADJUVANTE: faz desde segundos papéis até pequenos papéis. São chamados também de atores de composição. Raramente chamam a atenção do público, mas de sua atuação depende boa parte do sucesso do espetáculo.
COLOR BARS ou CB, padrão de barras coloridas, de formato internacional, que serve para projetar circuitos eletrônicos de vídeo, para regulares amplificadores de vídeo e para recalibrar monitores, câmeras etc. As barras coloridas, em preto e branco, dão uma reprodução tonal dos cinzas em escala crescente, começando pelo cinza mais claro, da cor amarela, passando pelas cores cian, verde, magenta, vermelha e azul (a mais escura), ladeadas por uma barra branca a 75% na extrema esquerda e uma barra preta na extrema direita.
COLOR CORRECTOR: aparelho destinado a corrigir distorções cromáticas da imagem.
COLOR FRAME: circuito eletrônico que permite o sincronismo das cores na edição.
COMÉDIA: filmes de humor. Divide-se em várias tendências como, por exemplo, o burlesco (os Irmãos Marx, Jerry Lewis), a comédia sofisticada (os filmes de Ernest Lubitsch ou de Woody Allen); podem ser também comédias dramáticas, em que se misturam partes de humor em uma história “séria”.
COMMEDIA DELL’ARTE: forma de comédia italiana renascentista, que floresceu entre os séculos XVI e XVIII. Com uma idéia de profissionalização, procurou distinguir os atores desses gêneros de comédia do amadorismo do intérprete medieval. Era realizada por atores itinerantes que usavam máscaras identificando tipos específicos dentro da trama (Arlequim, Pantaleão, Briguela, Doutor, etc.). Os textos da Commedia dell’Artetraziam apenas breves indicações das falas dos intérpretes e marcações de entradas e saídas de cena, e as peças eram sucessões de eventos que dependiam mais de atores do que de autores. O gênero exerceu grande influência na evolução posterior do teatro, dando origem à comédia literária de Moliére e Marivaux, e à ópera-bufa, de Pergolese e Cimarosa.
COMPLEMENTO: tudo que completa com equilíbrio perfeito um traje; completa o vestuário: sapato, cinto, meias, etc.
COMPUTAÇÃO GRÁFICA: imagem sintetizada por computador que possui forma e movimento calculados automaticamente pelo computador.
CÓPIA DE SEGURANÇA: ver back up.
CONTRA LUZ: luz oposta à luz principal, cuja a finalidade é dar contorno a figura iluminada proporcionando a noção de volume, destacando-a do fundo, dando a sensação de profundidade entre a figura iluminada e o cenário. A posição de altura da contra luz deverá estar entre 45 graus (para não ser captada pela lente da câmera) até 60 graus (se ultrapassar esse ângulo poderá começar a iluminar a frente da figura). Essas regras podem variar conforme as necessidades.
CONTINUISTA: é aquele que fica o tempo todo de olho nas cenas, prestando atenção à continuidade dos cenários, indumentária e caracterização dos personagens, antes e durante a gravação, para garantir o encadeamento lógico entre as cenas. Indica à equipe de figurinos e de caracterização a ordem seqüencial de roupas, penteados e maquiagem por cena, com base no roteiro de gravação. Informa e orienta o editor de VT sobre o material gravado e as mensagens do diretor. Ele assessora o diretor de programa quanto ao ritmo de gravação, a continuidade da ação dramática, luz, efeitos, etc. Por causa das gravações externas, o continuista está sujeito a constantes deslocamentos. Sua responsabilidade com o produto final – a cena gravada – é muito grande, porque uma falha na continuidade só será corrigida se for detectada pelo editor de TV ou pelo sonoplasta e se houver tempo e recursos disponíveis para a regravação.
CORSELETARIA: palavra usada pela figurinista Emília Duncan para indicar o ato de criar corseletes (nome derivado do francês, corselet, diminutivo de cors, hoje corps ‘corpo’), ou seja, a parte superior da indumentária feminina, ajustada ao peito, como um corpete.
COSTUREIRA: confecciona trajes para as novelas, a partir das idéias concebidas pelo figurinista ou pelo cenógrafo.
CRISTAL LÍQÜIDO: liquido utilizado para substituir os sistemas de tubos de imagem em aparelhos de receptores de televisão.
CROMINÂNCIA: combinações dos sinais de cores da imagem.
CUE: marcação destinada ao controle de início e término de uma gravação ou de trechos em videoteipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário