quarta-feira, 9 de março de 2011

GLOSSÁRIO TÉCNICO DO FIGURINISTA


1 – LINGUAGEM TÉCNICA
FFF
FANTASMA: duplicidade da imagem no televisor, pelos sinais recebidos serem refratados.
FAST FARWARD: adiantamento de uma fita. Tecla com a finalidade de adiantar a fita, ou bobiná-la do início para o fim, em aparelhos de áudio e vídeo.
FAST MOTION: exibição de uma cena ou imagem, com velocidade mais rápida que a original.
FEEDBACK: do inglês, imagem recuperada do passado; é o efeito provocado quando a câmera é direcionada para a tela do monitor que exibe a imagem que ela capta, mostrando uma espiral infinita que se modifica conforme se movimenta a câmera. Ver eco de imagem.
FILL LIGHT: ver luz secundária.
FIGURINISTA: a partir da sinopse e das reuniões de simulação, o figurinista cria os figurinos e a caracterização dos personagens. Elaboram os devidos orçamentos e zela por seu cumprimento. Cria ou adapta os trajes e acessórios usados por atores e figurantes, seleciona os tecidos e outros materiais a serem utilizados na confecção das peças e da caracterização, acompanha a execução dos modelos idealizados bem como da maquiagem e do penteado. Orientam os assistentes, maquiadores a cabeleireiros no desenvolvimento da novela. Quando necessário, acompanha as gravações para garantir a qualidade final do figurino e da caracterização dos personagens.
FIGURINO: também chamado vestuário ou guarda-roupa; é composto por todas as roupas e os acessórios dos personagens, projetados e/ou escolhidos pelo figurinista, de acordo com as necessidades do roteiro e da direção da película e as possibilidades do orçamento. O vestuário ajuda a definir o local onde se passa a narrativa, o tempo histórico e a atmosfera pretendida, além de ajudar a definir características dos personagens.
FIGURANTES: apenas figuram no espetáculo. Podem ser pessoas que aparecem na fila de um banco, a moça que passa por uma rua, ou os convidados de uma festa.
FLICAGEM: é a pulsação da luz nas partes claras da imagem, dando a impressão de um "pisca-pisca" acelerado.
FLICKER e FLICKERING: cintilação da luz; ver flicagem.
FLIP: efeito digital que faz a imagem girar no eixo de comprimento.
FLY: efeito digital que faz a imagem voar do fundo até um ponto da tela ou ao contrário.
FOLHETIM TELEVISIVO: é um gênero televisual do campo da ficção, próximo da série televisiva, com esta diferença que o folhetim é uma história, parcelada, cujos segmentos são chamados capítulos, sendo que cada um é a continuação do precedente, contrariamente as séries televisivas, que é uma sucessão de histórias independentes (chamadas episódios), com um único laço a presença de um ou várias personagens recorrente. Os folhetins de longa duração, com muitos capítulos, são chamados de telenovela. Já os de curta duração de minisséries.
FOOT CANDLE: unidade de medida da intensidade de iluminação. É determinada utilizando uma candela (fonte de luz padrão em Física) a distância de 1 pé de uma superfície branca banhada com óxido de magnésio e cuja dimensão é de 1 pé quadrado.
FOTOGRAMA: cada um dos quadros que compõem a imagem.
FR3:  abreviatura de France Régions 3, canal público parisiense.
FRAME: (quadro) imagem eletrônica completa. O quadro é constituído por dois campos (field). Nos sistemas PALM e NTSC um quadro é formado por 525 linhas a uma freqüência de 60 Hz.
FRAME STORE: dispositivo que armazena quadros ou frames para exibi-los posteriormente.
FREQÜÊNCIA: número de oscilações ou vibrações que acontecem igualmente em um determinado tempo.
FUNDO INFINITO: fundo de uma só cor em que seus ângulos são ocultados.
FUSÃO: processo de mesclagem de duas fontes diferentes de vídeo. Pode ser usada a mesma expressão para áudio (ver mixagem).

Nenhum comentário:

Postar um comentário