terça-feira, 8 de março de 2011

GLOSSÁRIO TÉCNICO DO FIGURINISTA


 1 – LINGUAGEM TÉCNICA

DDD
DAT: abreviatura de Digital Áudio Tape, sistema de gravação de áudio digital.
DBS: abreviatura de Direct-to-home Broadcast Satellite, sistema em que o telespectador recebe sinal, através de antena parabólica, diretamente de um satélite de comunicação.
DRAMATURGIA: é a arte de composição do drama e sua apresentação no palco onde, o dramaturgo ao escrever uma peça teatral, cria personagens e conflitos que, ao serem apresentados, dão a impressão de que aquilo está acontecendo “aqui e agora”. Porém a dramaturgia não está relacionada somente ao texto teatral, ela está presente em toda obra escrita cm o intuito de se contar uma história como: roteiros cinematográficos, romances, contos e telenovelas.
DECIBEL ou DB: medida que expressa relação de potência ou tensão.
DECODER: oposto ao encoder.
DECUPAR: vem do francês découper, que significa “cortar em pedaços”.
DECUPAGEM: decompor um roteiro em planos seqüenciais, com as indicações importantes para a gravação das cenas, dos atores e materiais necessários para o espetáculo.
DEFINIÇÃO: qualificação dada à uma imagem quanto a referência de captação e reprodução de detalhes.
DIGITAL: oposto ao analógico. Sistema que utiliza a forma binária (diz-se aquela que usa combinação dos números binários 1 e 0 alternadamente), de modo a manipular informações sem a perda de qualidade da mesma.
DIGITALIZADOR: aparelho que permite digitalizar uma imagem.
DIGITALIZAR: transformar informação analógica em digital.
Diretor: Pessoa responsável pela concepção do espetáculo. Orienta os atores, determina o enquadramento, coordena o trabalho dos principais elementos envolvidos no espetáculo.
DOLLY: carrinho onde é fixada a câmera para a execução de movimentos suaves em qualquer direção.
DOUBLAGE: ação de forrar.
DRAMA: filmes que buscam contar histórias "sérias". Podem ser dramas históricos (como A rainha Cristina, com Greta Garbo) ou contemporâneos (como Sindicato de ladrões”, de Elia Kazan, ou “A primeira noite de tranqüilidade”, de Valério Zurlini). De um ou outro modo, têm como centro a discussão de aspectos da vida pessoal dos personagens (dinheiro, felicidade amorosa, poder etc.) e, portanto, dos espectadores. Um subgênero importante é o melodrama, ou drama romântico, que se prende, sobretudo aos aspectos emocionais da vida - morte de pessoas queridas, amores impossíveis (como “Palavras ao vento”, de Douglas Sirk ou “Quando o amor é cruel”, de Luigi Comencini).
DTH: abreviatura de Direct-to-home, sistema em que o telespectador recebe sinal, através de antena parabólica ou cabo.
DV: abreviatura de Digital Video, sistema de gravação digital de alta definição, desenvolvido pela união das empresas Hitachi, JVC, Mitsubishi, Panasonic, Sanyo, Sharp, Sony, Thompson, Toshiba e Philips, no final de 1993.
ECO DE IMAGEM: ver feedback.
EDIÇÃO: montagem de áudio ou vídeo em que são decididas as ordens em que serão exibidas.
EDIÇÃO LINEAR: edição em que para a escolha das cenas, é necessário percorrer a fita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário