quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

PROFISSÃO: FIGURINISTA

Slide 3
MARÍLIA CARNEIRO - TV GLOBO
É o profissional que idealiza ou cria o figurino. Ele deve ter a percepção do ser humano, saber observar o outro e compreender o mundo dentro da leitura do texto utilizado para o teatro, o filme, o programa de TV. Diferentemente do estilista, o figurinista cria para um mundo de caracterizações, trocando em miúdos, o figurinista pode estar executando figurinos para uma peça de teatro, que se passa no século XVIII, e, ao mesmo tempo, fazendo figurino para uma novela que se passa nos dias atuais.
PATRICIA FIELD - SEX AND THE CITY.
É necessário que o figurinista conheça a fundo a história a ser tratada no trabalho, pois o figurino tem que revelar muito dos personagens. Para elaborá-lo, o figurinista deve levar em conta uma série de fatores como a época em que se passa a trama, o local onde são gravadas as cenas, o perfil psicológico dos personagens, o tipo físico dos atores e as orientações de luz e cor feitas pelo diretor de arte.
Seleciona e desenha o guarda-roupa de peças e balés, novelas, filmes e peças publicitárias, adequando à época e às intenções do autor/diretor. 
EDITH HEAD



 "O que um figurinista faz é um cruzamento entre magia e camuflagem. Nós criamos a ilusão de mudar os atores em algo que eles não são. Nós pedimos ao público que acreditem que cada vez que eles vêem um ator no palco ele se tornou uma pessoa diferente." Edith Head. 

Remuneração: média salarial na televisão é de R$ 3.000. Fora isso, trabalha como autônomo, com remuneração muito variável dependendo do trabalho a ser realizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário