quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

OSCAR DE MELHOR FIGURINO - 2010

“The Young Victoria”(A Jovem Rainha Victória)
 
O filme, foi dirigido por Jean-Marc Valee, que narrou parte do período Vitoriano, que vai de 1836 a 1840, os primeiros anos do reinado de Victoria e, teve o seu figurino assinado por Sandy Powell.
O guarda-roupa da atriz principal Emily Blunt passou por uma metamorfose logo na primeira metade do filme segundo Sandy Powell. "Nesta parte do filme, Victoria ainda era uma princesa e vivia com uma mãe controladora que escolhia desde o que a filha comia até o que vestia. Isto gerou uma personalidade rebelde, escondida por detrás de vestidos quase infantis. Esta imagem foi deixada de lado quando Victoria assumiu o trono e adotou uma postura mais sofisticada e elegante", conta Sandy Powell. 

De acordo com a figurinista: "Um dos principais desafios ao criar um figurino para um longa-metragem, segundo Sandy, é lidar com o tempo e a verba disponíveis. Em um filme cujo figurino retrata a vestimenta da realeza, os obstáculos são ainda maiores: "é difícil criar uma roupa que se pareça com algo real, verdadeiramente suntuoso e que tenha aspecto de realmente caro, sem os mesmos materiais da época e com pouco tempo para isso. Às vezes, é preciso pintar o que deveria ser bordado ou usar pedras falsas no lugar de diamantes".
Ao ser perguntada sobre o processo de construção e elaboração do figurino, Sandy descreve que trabalho começou através da pesquisa, como de praxe., seguido pela busca de informações visuais como os retratos da Rainha e, aos diários de Victoria. Sandy Powell conta que tais relatos eram tão detalhistas, que haviam diversas citações sobre as roupas que a mesma vestiu em momentos importantes da vida. Estas histórias foram essenciais para delinear o estilo da monarca. O terceiro passo foi visitar o museu localizado no Palácio de Kensington, no qual há a exposição permanente que inclui peças originais da rainha.
Segundo Sandy Powell,  a estrutura que vem por baixo dos vestidos, são detalhes cruciais na elaboração dos figurinos, afinal os espartilhos e outras armações é que dão forma aos vestidos que, na verdade, são leves. A figurinista comenta ainda que é muito importante pensar que além de o resultado final ter de ser bonito, é preciso lembrar que o figurino não pode limitar os movimentos do ator. Quando a tal “parte de baixo” inclui corsets, então, há aqueles que estranhem a peça: “felizmente Emily Blunt já era acostumada a usar corsets, então não tive problemas quanto a isso. Aliás, em “The Young Victoria”, todos os atores estavam confortáveis vestindo roupas de época”, explica Sandy. 
Retrato da Rainha Vitória feito em 1887, na época de seu Jubileu de Ouro ©Reprodução
A própria Powell revelou mais tarde que também não sabia muito sobre a rainha, interpretada no longa por Emily Blunt, antes de aceitar o trabalho. “Minha imagem dela era essa velha mulher desalinhada”, entregou. Após muita pesquisa — que envolveu tocar e reproduzir peças usadas de fato pela rainha, incluindo seu vestido de noiva – a figurinista criou looks tão refinados que chegaram a ser assegurados em 10 mil libras.

Título original: The Young Victoria
Lançamento: 2009 (EUA, Inglaterra)
Direção:Jean-Marc Vallée
Atores: Emily Blunt, Rupert Friend, Paul Bettany, Miranda Richardson.
Duração: 105 min
Gênero: Drama

Fonte:
http://www.adorocinema.com/filmes/a-jovem-rainha-vitoria/
http://www.heloisamarra.com/index.php?option=com_content&task=view&id=789&Itemid=96

Nenhum comentário:

Postar um comentário