sexta-feira, 22 de abril de 2011

PROFISSÃO: CAMAREIRA

A profissão é desconhecida do público, mas reconhecida no meio da moda. Embora trabalhem numa função que parece anônima, as camareiras são fundamentais para a realização de um espetáculo(novela, teatro , desfile, show musical ou cinema).  
Diariamente elas checam figurinos, passam roupas, separam as que têm que ir para a costura, organizam nas araras, fazem ajustes e, na hora do espetáculo, ajudam o elenco nas trocas de roupa, que acontecem muitas vezes em pouquíssimo tempo. São também elas encarregadas do bom estado dos camarins e dos figurinos, mantendo-as limpas, passadas e em bom estado.
Na sua nécessaire de trabalho, não pode faltar tesouras, linha e agulha, cola e até lápis e canetas. pois tem sempre alguém pedindo alguma coisa alguma coisa ou necessitando de um ajusto, de uma costura aqui ou acolá. 
Tininha ( Jaci de Souza) camareria da TVSBT com mais de 30 anos de profissão.
Rai e Izaquiel camareiros da TVSBT juntos comigo num momento de discontração.
Mariana Ximenes no colo da camareira Neide Chagas, num intervalo de gravação de “A Favorita”.

As camareiras Ruth Aprígio (esq.) e Ieda Ferreira no Teatro Vivo (SP). Montagem do espetáculo "Sopros de Vida" é dirigida por Naum Alves de Souza.
Meire Maron trabalha há 30 anos como coordenadora de camarim.
 Curiosidade:
Meire Maron é uma das mais tradicionais. Entre as suas incumbências está a de checar se as roupas ficam no lugar quando são desfiladas, ou se o salto escorrega no piso escolhido para revestir a passarela. Há como remediar: fita antiderrapante para os solados, ou mesmo uma sola adesiva de borracha. E fita dupla-face para tomara-que-caias, as mais usadas em desfiles de biquínis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário