sexta-feira, 22 de abril de 2011

GLOSSÁRIO TÉCNICO DO FIGURINISTA

1 – LINGUAGEM TÉCNICA

SSS
SAHARIENNE: roupa inspirada no uniforme dos legionários ingleses que serviram no deserto do Sahara.
Túnica com quatro bolsas (prega macho, lapela e botão), gola oficial, bermudão e cinto largo por cima da túnica. Um “must” em todas as coleções de Saint-Laurent.
SAINT-TROPEZ: calça justa no quadril, sem cós, umbigo a mostra, alargando as pernas para baixo em forma de sino (boca-de-sino).
SALOPETTE: jardineira (calça ou saia).
SARJA: tipo de ligamento da trama e do urdume com a técnica de tecer com o batimento salteado, resultando na trama em diagonal. Denominado, também, o algodão tecido com esta técnica.
SCARPIN (ESCARPAN): eterno e elegante sapato feminino. O modelo é clássico, básico, salto-alto, gáspea no lugar convencional.
SCHENTI: principal peça do vestuário masculino egípcio. Pano que recobria os quadris (tanga), sustentado por uma tira ou cinta.
SEDA: substância filiforme secretada pela lagarta da amoreira para formar o casulo. Também é denominado por seda o fio produzido a partir desta substância e o tecido em tela com este fio. Supõe-se que a seda tenha sido descoberta por volta de 2.640 a.C na China.
SEERSUCKER (ANARRUGA): tipo de acabamento com aplicação de resina termoplástica sobre tecidos naturais ou artificiais, que são submetidos a um amassamento fixado por alta temperatura e pressão. As fibras sintéticas sofrem o mesmo tratamento, mas sem a aplicação de resina.
SHANTUNG (XANTUNG): tecido em tela de fios de seda, rayon ou algodão, que se empregam fios fantasia com o resultado de elevações irregulares no sentido da trama. Hoje, o termo é utilizado para qualquer tecido grosso de aspecto. irregular.
SIANINHA: espécie de fita ondulada ou em ziguezague, geralmente feita de algodão, usada como adorno ou remate.
SILICONE: atualmente, usado também no vestuário, como opção para uma aplicação elástica e transparente, como, por exemplo, em alça de sutiã.
SILK-SCREEN: processo de reprodução de imagem sobre papel, vidro, metal, tecido com o emprego de um caixilho com tela de seda, nylon, aço inoxidável, etc; formando uma espécie de estêncil (máscara), no qual a tinta passa através dos ares permeáveis espremidas por um rolo ou puxador. Chama-se “silk screen” a estampa obtida por esse processo.
SOBRE-TINTO: tinturado; tingimento do tecido fabricado com o fio-tinto, como no caso do índigo, em que a trama é alvejada e o urdume é azul.
SOFT: tecido leve capaz de manter a temperatura do corpo em equilíbrio e indicado para vestuário de inverno e roupas esportivas.
SPADRILLE: sapato com solado em corda e base de lona.
SPENCER: paletó curto e ajustado, trunfo das passarelas internacionais. Masculino em preto ou branco; os femininos em brocados, veludos, redás e tafetá.
STONE WASHED aspecto de "usado" .obtido em peças que passam por lavagem industrial com pedras ou enzimas ..
STRASS: vidro que determina determinadas pedras preciosas ou diamantes, criada pelo joalheiro francês George Frédéric Strass (1700-1773); bijoux feita de vidro que imita pedras preciosas como o diamante.
STRETCH: a palavra inglesa significa esticar e diz respeito a tecidos com elasticidade obtida por meio de filamentos de poliéster texturizado.
STYLISTS: profissional que trabalha no backstage de um desfile conferindo o look final de um modelo, ajeitando roupas e acessórios, garantindo que está tudo lindo, tudo ótimo, tudo perfeito para o catwalk. Eles organizam todos os modelos para a entra na passarela e ajudam transportar o clima da coleção às meninas e meninos. Os stylists também trabalham em ensaios de moda e ... editoriais de revistas.
SWEATSHIRT: é a forma ou termo atual no que se refere aos suéteres e aos pulls.

Nenhum comentário:

Postar um comentário