quinta-feira, 14 de março de 2013

GLOSSÁRIO TÉCNICO DO FIGURINISTA

2 - MATERIAIS E DENOMINAÇÕES


TTT
TACTEL: tecido com fio de poliamida ou poliéster que passa pelo processo de “taslanização” – obtenção de pontos de encrespamento do fio por meio de jatos de ar comprimido.
TAFETÁ: tecidos lustrosos e armados, de seda ou poliéster, de trama fina e superfície com leve nervura no sentido da trama. É um dos mais antigos tecidos conhecidos pelo homem.
TAILLEUR: costume; conjunto de saia e casaco consagrado por Chanel, que simplificou o corte e adotou como roupa para diferentes ocasiões.
TAILOR: do inglês: alfaiate.
TECIDO: diz-se de um produto manufaturado, em forma de lâminas flexíveis, resultantes do entrelaçamento ordenado ou não de fios ou fibras têxteis entre si; O tecido pode ser de acordo com sua estrutura (formação): especial, não tecido, comum, malha e laçada.
TECIDO DE ALGODÃO: tecido de fibra natural vegetal extraída da semente do algodoeiro.
TELA: tipo de ligamento em que se utiliza a mesma quantidade de fios, tanto na trama como no urdume. Seda.
TERGAL: marca registrada (trade mark); tecido de fibra sintética que “não amassa e não perde o vinco”.
TERNO: traje masculino composto de paletó, calça e colete.
TEXTURIZAÇÃO: processo de obtenção de pontos de encrespamento dos fios por torção e fixação térmica; a texturização tem o objetivo de fornecer ao fio uma melhor textura e aparência, aumentando o aquecimento e a absorção e diminuindo a possibilidade de formação de bolinhas sobre o tecido.
TIE-DIE: é uma técnica de tingimento em que áreas do tecido ou da peça são amarradas com barbantes e mergulhadas na tinta, obtendo-se um motivo irregular e difuso.
TOP: a parte de cima do vestuário feminino, como uma mistura de miniblusa e bustier.
TRENCH-COAT: agasalho impermeável usado nas trincheiras pelos soldados ingleses durante a 1º Guerra; virou uma capa clássica no mais puro estilo Bogart, Bergmann, Bacal, Jackie Kennedy; casaco longo masculino ou feminino em diferentes tecidos.
TRICÔ: tecido de malhas entrelaçadas feito à mão, com duas agulhas especiais, ou à máquina. O tricô sempre foi muito usado, tanto para roupas funcionais quanto para roupas decorativas, em regiões rurais onde a lã era abundante. No século XIX, já se empregavam máquinas de tricô, mas somente no final desse século as peças de lã adquiriram grande popularidade. Na virada do século XIX para o XX, as mulheres tricotavam trajes elegantes, para serem usados fora de casa. Suéteres entraram em moda na década de 1920 e continuaram na de 1930. Durante as duas guerras, as mulheres tricotaram peças para os soldados, algumas das quais transformou-se em moda. Nos anos de 1950, fibras novas e mais flexíveis foram misturadas as lãs, aumentando a gama de desenhos, cores, texturas e possibilidades de uso. Nos anos 1960, o tricô estabeleceu-se fortemente no mundo da moda e, no final da década de 1960 e início da de 1970, houve um retorno do tricô artesanal, em grande parte devido à disponibilidade de fios em cores vivas e a padrões atualizados. Essa volta, particularmente nos anos 1970, associou-se à moda étnica.
TRAMA: o conjunto dos fios passados no sentido transversal do tear, entre os fios da urdidura; tela; fio grosso da seda; fio grosso com que se fazem certos tecidos.
TRASEIRO: diz-se da parte de trás de uma peça do vestuário.
TRANSPASSAR: passar além de; exceder; transportar de um lado para o outro. (na modelagem utilizamos muito o termo transpasse quando referimos a alguma linha, parte e ou detalhe que transpassa para o outro lado, posterior ao meio ou da metade do objeto a que se refere).
TRANSPASSADO: lapela bem larga cruzada na frente da roupa, geralmente com duas fileiras simétrica de botões.
TWEED: tecido de lã desenvolvido originalmente na Escócia, às margens do rio Tweed. A lã é cortada, os fios da trama são fantasias, com efeito, multicolor; tecido de lã cardada, grosso e rústico. Usado para ternos, mantôs, vestidos de inverno, etc.
TWIN-SET: peças germinadas. Exemplo: um cardigan com uma sweat-shirt; conjunto de blusa e casaco de tecido e padronagem iguais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário