quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

GLOSSÁRIO TÉCNICO DO FIGURINISTA

2 - MATERIAIS E DENOMINAÇÕES


QQQ
QUADRIL:  região lateral do corpo humano, compreendido entre a cintura e a articulação superior da coxa; cadeira; anca.
QUIMONO: traje japonês solto, de mangas amplas, com faixa larga presa em volta da cintura, introduzido na Europa no final do século XIX. Sua forma, desenho, corte e simbolismo inspira pintores como Toulouse-Lautrec, que passou a usá-lo, e outros, que retrataram mulheres vestidas em quimonos. Transformando em símbolo de vanguarda, sintetizando as idéias, traços e conceitos espaciais japoneses, me termo de moda, o quimono tornou-se popular no final do século XIX e início do século XX, com suas linhas minimalistas podendo ser freqüentemente vistas em figurinos hollywoodianos na década de 1930. No decorrer do século XX, a forma do quimono vem sendo usada para robes.
QUÍTON: traje usado por ambos os sexos na Grécia antiga. Os compridos, até os tornozelos, eram destinados às mulheres; para os homens alcançavam os joelhos. Eram um retângulo da lã preso nos ombros.



RRR
RABO-DE-GALO: tipo de pluma, simulando o desenho das penas de um rabo de galo, muito utilizado em figurinos carnavalescos e de shows.
RÁFIA: fio industrializado das palmeiras africanas e americanas. Designada também o fio sintético que imita a ráfia.
REDINGOTE: do inglês “riding-coat” (traje de montaria); casaco ou vestido feminino, inteiro, ajustado na cintura, abrindo em evasê, abotoamento frontal duplo ou não, marcado nas costas com um martingale.
REGALO: agasalho para as mãos em forma cilíndrica, feito de pele, lã, cetim, tafetá ou pluma. Nas últimas coleções de “Haute-Couture” alguns mestres reeditaram com matelassê.
RENARD: do francês significa raposa. A mesma denominação para sua pele no vestuário; casaco de Renard.
RENDA: tecido delicado de linho, algodão, seda etc, cujos fios se entrelaçam compondo orifícios e desenhos, feitos à mão ou máquina.
RIBANA: malha com dupla face, uma diferente da outra.
RISCA DE GIZ: tecido com listras finas, geralmente de cores claras sobre. fundo escuro ...
ROCOCÓ: pensa-se que o termo deriva do francês “rocaille”, que significa “trabalho em pedra”. Termo usado para definir os estilos elaborados, frágeis e ornamentais de arte e arquitetura. Popular na Europa, na primeira metade do século XVIII.
ROULÉ (ROLE): gola alta e revirada no pescoço. Em malha ou lã e um clássico do inverno.
ROBE: indumentária intima feminina, geralmente, de mangas, comprida até os pés.


SSS
SAHARIENNE: roupa inspirada no uniforme dos legionários ingleses que serviram no deserto do Sahara.
Túnica com quatro bolsas (prega macho, lapela e botão), gola oficial, bermudão e cinto largo por cima da túnica. Um “must” em todas as coleções de Saint-Laurent.
SAINT-TROPEZ: calça justa no quadril, sem cós, umbigo a mostra, alargando as pernas para baixo em forma de sino (boca-de-sino).
SALOPETTE: jardineira (calça ou saia).
SARJA: tipo de ligamento da trama e do urdume com a técnica de tecer com o batimento salteado, resultando na trama em diagonal. Denominado, também, o algodão tecido com esta técnica.
SCARPIN (ESCARPAN): eterno e elegante sapato feminino. O modelo é clássico, básico, salto-alto, gáspea no lugar convencional.
SCHENTI: principal peça do vestuário masculino egípcio. Pano que recobria os quadris (tanga), sustentado por uma tira ou cinta.
SEDA: substância filiforme secretada pela lagarta da amoreira para formar o casulo. Também é denominado por seda o fio produzido a partir desta substância e o tecido em tela com este fio. Supõe-se que a seda tenha sido descoberta por volta de 2.640 a.C na China.
SEERSUCKER (ANARRUGA): tipo de acabamento com aplicação de resina termoplástica sobre tecidos naturais ou artificiais, que são submetidos a um amassamento fixado por alta temperatura e pressão. As fibras sintéticas sofrem o mesmo tratamento, mas sem a aplicação de resina.
SHANTUNG (XANTUNG): tecido em tela de fios de seda, rayon ou algodão, que se empregam fios fantasia com o resultado de elevações irregulares no sentido da trama. Hoje, o termo é utilizado para qualquer tecido grosso de aspecto. irregular.
SIANINHA: espécie de fita ondulada ou em ziguezague, geralmente feita de algodão, usada como adorno ou remate.
SILICONE: atualmente, usado também no vestuário, como opção para uma aplicação elástica e transparente, como, por exemplo, em alça de sutiã.
SILK-SCREEN: processo de reprodução de imagem sobre papel, vidro, metal, tecido com o emprego de um caixilho com tela de seda, nylon, aço inoxidável, etc; formando uma espécie de estêncil (máscara), no qual a tinta passa através dos ares permeáveis espremidas por um rolo ou puxador. Chama-se “silk screen” a estampa obtida por esse processo.
SOBRE-TINTO: tinturado; tingimento do tecido fabricado com o fio-tinto, como no caso do índigo, em que a trama é alvejada e o urdume é azul.
SOFT: tecido leve capaz de manter a temperatura do corpo em equilíbrio e indicado para vestuário de inverno e roupas esportivas.
SPADRILLE: sapato com solado em corda e base de lona.
SPENCER: paletó curto e ajustado, trunfo das passarelas internacionais. Masculino em preto ou branco; os femininos em brocados, veludos, redás e tafetá.
STONE WASHED aspecto de "usado" .obtido em peças que passam por lavagem industrial com pedras ou enzimas ..
STRASS: vidro que determina determinadas pedras preciosas ou diamantes, criada pelo joalheiro francês George Frédéric Strass (1700-1773); bijoux feita de vidro que imita pedras preciosas como o diamante.
STRETCH: a palavra inglesa significa esticar e diz respeito a tecidos com elasticidade obtida por meio de filamentos de poliéster texturizado.
STYLISTS: profissional que trabalha no backstage de um desfile conferindo o look final de um modelo, ajeitando roupas e acessórios, garantindo que está tudo lindo, tudo ótimo, tudo perfeito para o catwalk. Eles organizam todos os modelos para a entra na passarela e ajudam transportar o clima da coleção às meninas e meninos. Os stylists também trabalham em ensaios de moda e ... editoriais de revistas.
SWEATSHIRT: é a forma ou termo atual no que se refere aos suéteres e aos pulls.

Nenhum comentário:

Postar um comentário