quarta-feira, 10 de abril de 2013

GLOSSÁRIO TÉCNICO DO FIGURINISTA

2 - MATERIAIS E DENOMINAÇÕES


UUU
URDUME(ver Urdidura): ato ou efeito de urdir; urdimento;  urdume; o conjunto dos fios dispostos no tear paralelamente ao seu comprimento, e por entre os quais passam os fios da trama.


VVV
VELCRO: tipo de fecho que é uma espécie de fita felpudas e sintéticas, compostas de macho e fêmea, utilizado em aberturas que não sofram muita pressão.
VIÉS: o sentido diagonal ou o ângulo de 45 graus quando a trama é entrelaçada ao urdume.
VISCOSE: fibra proveniente de celulose regenerada a partir de algodão ou polpa de madeira.
VISTA: abotoamento escondido sob tira de tecido, geralmente usado em casacos.
VIVO: fita ou tecido colocado sobre a costura para esconder ou decorar a bainha.



XXX
XADOR: traje feminino usado em alguns países mulçumanos, especialmente no Irã, que cobre todo o corpo, à exceção dos olhos.
XALE: pedaço de tecido quadrado ou retangular usado em volta dos ombros e amarrado frouxamente sobre o busto. Os primeiros xales usados como peças de alta moda chegaram à Europa no século XVIII, levados pelos soldados britânicos e franceses que voltavam das guerras na Índia. Os padrões e modelos desses xales influenciaram as versões européias durante os cem anos seguintes. No Reino Unido, os centros de tecelagem de Norwick e Paisley produziam inúmeros modelos de xale durante o século XIX. No início da década de 1880, os xales eram pequenos quadrados de seda; a partir da década de 1830, porém, surgiam como implantes peças de moda. As saias ficaram mais rodadas, e capinhas e mantos tornam-se insuficientes porque não cobriam adequadamente a exagerada silhueta. Os xales eram a alternativa, tanto dentro quanto fora de casa. Variavam das compridas e estreitas estolas das décadas de 1830 e 1840 aos enormes xales das décadas de 1850 e 1860. Xales indianos, principalmente os com motivos de “cone” de caxemira, foram muito usados durante todo o século XIX. Lojas especializaram-se em xales de algodão, renda, seda ou lã; lisos, estampados, bordados e, freqüentemente, franjados. Os xales continuam em moda no século XXI.



ZZZ
ZIBELINA: mesmo que marta-zibelina, espécie de marta, e a pele desse animal, usada na confecção de casacos, estolas, etc.
ZIQUEZAQUE: ponto de costura usado com fins decorativos ou para permitir que a costura estique no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário