2 - MATERIAIS E DENOMINAÇÕES
NNN
NAPA:
couro utilizado para confecção de roupas, sapatos e bolsas. Obs: couro de gado.
NERVURA: prega finíssima e
costurada.
NESGA: peça ou pedaço de tecido triangular que se costura entre
dois tecidos como recheio para dar amplidão visual à peça.
NOUVELLE LONGUEUR:
novo comprimento de saia.
NÚMERO
MÉTRICO (NM): título; o peso é fixo (em gramas) e o comprimento variável (em metros).Ex: NM 40/1 = 40 metros
desta linha pesam 1 grama.
NYLON: tecido sintético com resistência, brilho e certa
elasticidade.
OOO
OBI:
faixa japonesa feita de brocado de seda e forrada com cor contrastante.
Geralmente a largura é de 35
cm por 1,20
a 1,80
cm de comprimento. Enrolado na cintura e amarrado nas
costas com acabamento em grande laço.
OGIVA:
decote; termo de arquitetura; diz-se “Ogiva” o decote cortado em “u” com uma
fenda ao meio para baixo. Ressuscitado em 1987 por Cristian Lacroix.
OMBREIRA: tecido ou espuma pré-moldada colocado na roupa para
acentuar a forma do ombro.
ORGANZA:
tecido em tela, normalmente alvejado, de fibras brilhantes e lisas, leve mas
endurecido pelo alto nível de torção do fio e do acabamento empapelado.
OURELA: significa orla, borda; é o arremate lateral dos tecidos produzidos em tear.
OVERLOQUE:
peça de máquina de costura ou equipamento industrial que chuleia e corta as
pontas do tecido, usado para dar acabamento.
OXFORD: tecido tramado com um fio tinto e um fio cru, deixando um
aspecto bicolor, sendo o fundo branco. Inicialmente, este tecido era composto
de puro algodão, mas hoje também é fabricado com poliéster.
PPP
PALA: pedaço de tecido que sustenta uma extensão de tecido
maior de uma roupa, por exemplo, entre
os ombros de uma camisa ou dos quadris à cintura de uma saía
PALAZZO (PIJAMA):
roupa de noite inspirada nos pijamas, comuns na década de 60, que vagarosamente
vem sendo aceita como peça do quarda-roupa feminino.
PANAMÁ:
sarja brilhante e leve, de algodão, usada em ternos, calças e camisaria.
PANTALONA: do
francês “pantalon”; calça comprida de
corte reto, as pernas têm a mesma largura em toda a extensão.
PÁREO: o
detalhe básico é o transpasse frontal com fechamento em nó; amarração na
cintura.
PASSAMANARIA:
tira estreita em que, tecendo-se ou traçando-se fios de seda, produz um
desenho. Na década de 1930, Coco Chanel
adotou como acabamento dos tailleurs.
PATCHWORK: trabalho
de agulha que consiste em reunir pedaços de tecidos. O que sempre foi uma
maneira econômica de costurar para uso doméstico. Entrou na moda da década de
1960, quando surgiram casacos, calças, jaquetas e vestidos feitos de retalhos
quadrados, redondos ou hexagonais; Aplicação ornamental de tecido, com
inspiração nas colchas de retalhos, em que se justapõem pequenos pedaços de
diversos tamanhos, cores, padrões e formas; Originário do artesanato finlandês.
PELETIZADO: uma das características do tecido peletizado é o sentido
do pêlo, Na costura, é obrigatório que o sentido seja sempre o mesmo.
PELÚCIA: variedade de veludo, com pêlos mais. compridos, para
imitar a pele de animais (pele fake).
PENCE:
pequena prega costurada no avesso da roupa que vai se estreitando até
desaparecer, usada para marcar ou apertar certas partes do vestuário.
PEPLOS:
espécie de xale pendente dos ombros, usado pelas mulheres da Grécia antiga
sobre o chifon.
PERFECTO:
jaqueta de coura (tipo motoqueiro), que simbolizava, através de ator Marlon
Brando, rebeldia e contestação. Atualmente o “modelo perfecto” é amplamente
usado como estética de visual jovem, ou não, sem o mínimo de rebeldia.
PESPONTO: costura visível feita a maquina, que é tanto decorativa
quanto funcional.
PIED-DE-POULE: do
francês: pé-de-galinha; padronagem originalmente usada em tecido de lã, com
formas geométricas mais miúdas; as mais graúdas são denominadas pied-de-coque
(pé-de-galo).
PIQUES: pequenos cortes dados na modelagem para localização de
dobras e encaixe na costura; pequeno corte dado em costuras arredondadas (no
interior da peça) para fazer com que a roupa caia melhor nas partes curvas do
corpo.
PICUETA: acabamento dado a barras, decotes e punhos em artigos de
malha com efeito de bordado nas pontas.
PLISSADO: diz-se
do tecido ou peça do vestuário em que foram feitas dobras permanentes em toda a
sua altura. O estilista Issey Miyake soube combinar tecnologia e tradição ao
utilizar uma técnica de plissado em suas criações, deixando-as com um movimento
que serviu de inspiração ao mundo da moda.
PLUSH:
veludo molhado, brilhante, feito com fios de seda, de consistências molenga e
aderente.
POÁ: qualquer tipo de tecido com estampado com bolinhas.
POCHETTE:
bolsinha, pode ser tiracolo pequenina, ou acoplada ao cinto; modismos atuais
urbano, favoritos dos jovens.
POLAINA: acessório de lã ou pele fake para esquentar pernas e tornozelos no inverno.
POLIÉSTER:
fibras sintética absorve pouca umidade, tem alta resistência e secagem rápida.
POLIAMIDA (NYLON): a poliamida, ou nylon, foi a primeira fibra sintética
criada pelo homem.
PONTO AJOURS:
ponto cruzado que se usa para manter uma junção aberta decorativa entre as duas
extremidades de um tecido, freqüentemente na costura de uma roupa. Também é
conhecido como bainha aberta.
PONTO ESPINHA-DE-PEIXE:
ponto que forma um desenho em ziguezague, lembrando a estrutura do esqueleto do
peixe, com pontos oblíquos longos, cruzados alternadamente na base, e um ponto
oblíquo curto na parte superior. Para se obter um melhor resultado, deve ser
trabalhado sobre tela dupla. Desde o século XIX, a espinha-de-peixe é usada em
peças externas – ternos, casacos e saias.
PONTO PARIS:
ponto que rende muito e é de fácil execução, motivo pelo qual é muito útil para
preencher áreas extensas de fundo dos bordados. Enfia-se a agulha quatro pontos
na frente, unem-se aos quatro pontos que ficaram atrás, torna-se a pular mais
quatro pontos na frente até formar uma carreira, como se fosse um ponto de
máquina. Pela frente do tecido, só aparecem pequenos pontos e, por esse motivo,
pode ser considerado um parente do ponto sombra, já que são muito parecidos no
direito do tecido. Utilizado para embainhar roupas de bebê ou fazer aplicação
de bordados ou de um tecido sobre outro.
PONTO SOMBRA: são
empregados para trabalhos finos, executados pelo direito e trançados pelo
avesso do tecido. Pode ser utilizado sobre tecidos finos, com o avesso dos
pontos feitos pelo direto do trabalho. Nesse caso, o entrelaçado em xis produz
um efeito sombreado no direito do tecido. O ponto sombra originou-se na Índia
como forma de decorar gazes e mousselines
finas de algodão e continua sendo empregado, atualmente, em roupas de cama e
mesa, camisas, blusas, lingeries e
túnicas confeccionadas com tecidos leves.
PONTO RICHELIEU: é o
caseado feito no tecido, ou seja, uma série de fios que serve de elos entre os
pontos do bordado. Também conhecido como ponto para bordado recortado, é
executado abrindo-se orifícios no tecido de fundo, segundo desenho prévio. Os
orifícios podem ser recortados por dentro de motivos, como no bordado inglês,
ou por fora deles, para formar fundos, como no bordado renascença. Esse ponto é utilizado em todos os tipos de roupa de cama e mesa, assim como em bordas,
bainhas, golas e punhos de peças do vestuário. Os tecidos mais indicados para a
realização desse ponto são os de trama bem fechada, resistentes e que não
desfiam com facilidade. Todo bordado richelieu
deve ser montado em bastidores, para facilitar o trabalho.
PREGAS: as pregas podem ser feitas por meio da manipulação do
tecido em uma pala ou tira ou por processos industriais de passar a ferro. Há
vários tipos de prega, por exemplo: box, prensada (flat), invertida, faca,
batida, sunray, cogumelo (mushroom) e cristal pregueado (pregas
finas), geralmente costurado com fio elástico.
PRES-DO-CORPS:
junto ao corpo; são as roupas coladas que modelam o corpo; aderem, sempre de
fibras sintéticas.
PRÍNCIPE DE DE GALES: variedade de xadrez
cuja distribuição das cores e trama seguem dados precisos.
PROVAR
/ AJUSTE: ajustar; acertar; experimentar uma peça de
vestimenta a fim de tirar-lhes o defeito; ajustando-a ao corpo.
PUNHO: parte da modelagem de uma camisa ou vestido, que encaixa
na manga; tecido de malharia com caneletas no sentido do comprimento; tira de
tecido que dá acabamento às extremidades de uma peça de vestuário.
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