terça-feira, 8 de janeiro de 2013

GLOSSÁRIO TÉCNICO DO FIGURINISTA

2 - MATERIAIS E DENOMINAÇÕES

NNN
NAPA: couro utilizado para confecção de roupas, sapatos e bolsas. Obs: couro de gado.
 NERVURA: prega finíssima e costurada.                    
NESGA: peça ou pedaço de tecido triangular que se costura entre dois tecidos como recheio para dar amplidão visual à peça.              
NOUVELLE LONGUEUR: novo comprimento de saia.
NÚMERO MÉTRICO (NM):  título; o peso é fixo (em gramas) e o comprimento variável (em metros).Ex: NM 40/1 = 40 metros desta linha pesam 1 grama.
NYLON: tecido sintético com resistência, brilho e certa elasticidade.

OOO
OBI: faixa japonesa feita de brocado de seda e forrada com cor contrastante. Geralmente a largura é de 35 cm por 1,20 a 1,80 cm de comprimento. Enrolado na cintura e amarrado nas costas com acabamento em grande laço.
OGIVA: decote; termo de arquitetura; diz-se “Ogiva” o decote cortado em “u” com uma fenda ao meio para baixo. Ressuscitado em 1987 por Cristian Lacroix.
OMBREIRA: tecido ou espuma pré-moldada colocado na roupa para acentuar a forma do ombro.
ORGANZA: tecido em tela, normalmente alvejado, de fibras brilhantes e lisas, leve mas endurecido pelo alto nível de torção do fio e do acabamento empapelado.
OURELA: significa orla, borda; é o arremate lateral dos tecidos produzidos em tear.
OVERLOQUE: peça de máquina de costura ou equipamento industrial que chuleia e corta as pontas do tecido, usado para dar acabamento.
OXFORD: tecido tramado com um fio tinto e um fio cru, deixando um aspecto bicolor, sendo o fundo branco. Inicialmente, este tecido era composto de puro algodão, mas hoje também é fabricado com poliéster.

PPP
PALA: pedaço de tecido que sustenta uma extensão de tecido maior de uma roupa,  por exemplo, entre os ombros de uma camisa ou dos quadris à cintura de uma saía
PALAZZO (PIJAMA): roupa de noite inspirada nos pijamas, comuns na década de 60, que vagarosamente vem sendo aceita como peça do quarda-roupa feminino.
PANAMÁ: sarja brilhante e leve, de algodão, usada em ternos, calças e camisaria.
PANTALONA: do francês “pantalon”; calça comprida de corte reto, as pernas têm a mesma largura em toda a extensão.
PÁREO: o detalhe básico é o transpasse frontal com fechamento em nó; amarração na cintura.
PASSAMANARIA: tira estreita em que, tecendo-se ou traçando-se fios de seda, produz um desenho. Na década de 1930, Coco Chanel adotou como acabamento dos tailleurs.
PATCHWORK: trabalho de agulha que consiste em reunir pedaços de tecidos. O que sempre foi uma maneira econômica de costurar para uso doméstico. Entrou na moda da década de 1960, quando surgiram casacos, calças, jaquetas e vestidos feitos de retalhos quadrados, redondos ou hexagonais; Aplicação ornamental de tecido, com inspiração nas colchas de retalhos, em que se justapõem pequenos pedaços de diversos tamanhos, cores, padrões e formas; Originário do artesanato finlandês.
PELETIZADO: uma das características do tecido peletizado é o sentido do pêlo, Na costura, é obrigatório que o sentido seja sempre o mesmo.
PELÚCIA: variedade de veludo, com pêlos mais. compridos, para imitar a pele de animais (pele fake).
PENCE: pequena prega costurada no avesso da roupa que vai se estreitando até desaparecer, usada para marcar ou apertar certas partes do vestuário.
PEPLOS: espécie de xale pendente dos ombros, usado pelas mulheres da Grécia antiga sobre o chifon.
PERFECTO: jaqueta de coura (tipo motoqueiro), que simbolizava, através de ator Marlon Brando, rebeldia e contestação. Atualmente o “modelo perfecto” é amplamente usado como estética de visual jovem, ou não, sem o mínimo de rebeldia.
PESPONTO: costura visível feita a maquina, que é tanto decorativa quanto funcional.
PIED-DE-POULE: do francês: pé-de-galinha; padronagem originalmente usada em tecido de lã, com formas geométricas mais miúdas; as mais graúdas são denominadas pied-de-coque (pé-de-galo).
PIQUES: pequenos cortes dados na modelagem para localização de dobras e encaixe na costura; pequeno corte dado em costuras arredondadas (no interior da peça) para fazer com que a roupa caia melhor nas partes curvas do corpo.
PICUETA: acabamento dado a barras, decotes e punhos em artigos de malha com efeito de bordado nas pontas.
PLISSADO: diz-se do tecido ou peça do vestuário em que foram feitas dobras permanentes em toda a sua altura. O estilista Issey Miyake soube combinar tecnologia e tradição ao utilizar uma técnica de plissado em suas criações, deixando-as com um movimento que serviu de inspiração ao mundo da moda.
PLUSH: veludo molhado, brilhante, feito com fios de seda, de consistências molenga e aderente.
POÁ: qualquer tipo de tecido com estampado com bolinhas.
POCHETTE: bolsinha, pode ser tiracolo pequenina, ou acoplada ao cinto; modismos atuais urbano, favoritos dos jovens.
POLAINA: acessório de lã ou pele fake para esquentar pernas e tornozelos no inverno.
POLIÉSTER: fibras sintética absorve pouca umidade, tem alta resistência e secagem rápida.
POLIAMIDA (NYLON): a poliamida, ou nylon, foi a primeira fibra sintética criada pelo homem.
PONTO AJOURS: ponto cruzado que se usa para manter uma junção aberta decorativa entre as duas extremidades de um tecido, freqüentemente na costura de uma roupa. Também é conhecido como bainha aberta.
PONTO ESPINHA-DE-PEIXE: ponto que forma um desenho em ziguezague, lembrando a estrutura do esqueleto do peixe, com pontos oblíquos longos, cruzados alternadamente na base, e um ponto oblíquo curto na parte superior. Para se obter um melhor resultado, deve ser trabalhado sobre tela dupla. Desde o século XIX, a espinha-de-peixe é usada em peças externas – ternos, casacos e saias.
PONTO PARIS: ponto que rende muito e é de fácil execução, motivo pelo qual é muito útil para preencher áreas extensas de fundo dos bordados. Enfia-se a agulha quatro pontos na frente, unem-se aos quatro pontos que ficaram atrás, torna-se a pular mais quatro pontos na frente até formar uma carreira, como se fosse um ponto de máquina. Pela frente do tecido, só aparecem pequenos pontos e, por esse motivo, pode ser considerado um parente do ponto sombra, já que são muito parecidos no direito do tecido. Utilizado para embainhar roupas de bebê ou fazer aplicação de bordados ou de um tecido sobre outro.
PONTO SOMBRA: são empregados para trabalhos finos, executados pelo direito e trançados pelo avesso do tecido. Pode ser utilizado sobre tecidos finos, com o avesso dos pontos feitos pelo direto do trabalho. Nesse caso, o entrelaçado em xis produz um efeito sombreado no direito do tecido. O ponto sombra originou-se na Índia como forma de decorar gazes e mousselines finas de algodão e continua sendo empregado, atualmente, em roupas de cama e mesa, camisas, blusas, lingeries e túnicas confeccionadas com tecidos leves.
PONTO RICHELIEU: é o caseado feito no tecido, ou seja, uma série de fios que serve de elos entre os pontos do bordado. Também conhecido como ponto para bordado recortado, é executado abrindo-se orifícios no tecido de fundo, segundo desenho prévio. Os orifícios podem ser recortados por dentro de motivos, como no bordado inglês, ou por fora deles, para formar fundos, como no bordado renascença. Esse ponto é utilizado em todos os tipos de roupa de cama e mesa, assim como em bordas, bainhas, golas e punhos de peças do vestuário. Os tecidos mais indicados para a realização desse ponto são os de trama bem fechada, resistentes e que não desfiam com facilidade. Todo bordado richelieu deve ser montado em bastidores, para facilitar o trabalho.
PREGAS: as pregas podem ser feitas por meio da manipulação do tecido em uma pala ou tira ou por processos industriais de passar a ferro. Há vários tipos de prega, por exemplo: box, prensada (flat), invertida, faca, batida, sunray, cogumelo (mushroom) e cristal pregueado (pregas finas), geralmente costurado com fio elástico.
PRES-DO-CORPS: junto ao corpo; são as roupas coladas que modelam o corpo; aderem, sempre de fibras sintéticas.
PRÍNCIPE DE DE GALES: variedade de xadrez cuja distribuição das cores e trama seguem dados precisos.
PROVAR / AJUSTE:  ajustar; acertar; experimentar uma peça de vestimenta a fim de tirar-lhes o defeito; ajustando-a ao corpo.
PUNHO: parte da modelagem de uma camisa ou vestido, que encaixa na manga; tecido de malharia com caneletas no sentido do comprimento; tira de tecido que dá acabamento às extremidades de uma peça de vestuário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário