segunda-feira, 24 de outubro de 2011

GLOSSÁRIO TÉCNICO DO FIGURINISTA

2 - MATERIAIS E DENOMINAÇÕES

EEE
ÉCHARPE: faixa longa e estreita, que envolve o pescoço, às vezes a cabeça e se usa para prender o chapéu. (Isadora Ducan teve sua écharpe presa a uma das rodas do seu conversível, provocando sua morte por enforcamento).
ELASTANO: tecido artificial conhecido como Iycra e produzida com fibras químicas com maior capacidade elástica.
EMBORRACHADO: tipo de acabamento que consiste na aplicação de uma camada de resina à base de borracha sobre qualquer estrutura de tecido. Designa-se também “tecido emborrachado”, pelo aspecto final apresentado.
ENCAIXE: diz -se da distribuição de uma quantidade de moldes, que compõe um modelo, sobre uma metragem de tecido ou papel, visando o melhor aproveitamento' possível do tecido.
ENSEMBLE: conjunto de casaco e vestido com o mesmo comprimento e tecido.
ENTREPERNAS: entre uma perna e outra.
ENTRELAÇADO: fechamento de roupa feito com ilhoses e fita.
ENTRETELA: tecido resistente (duro) que se coloca entre o forro e o tecido de uma peça para lhe dar consistência ou para torná-la armada; tecido usado para reforçar ou dar forma a uma roupa, costurado ou fundido entre o tecido principal e os forros; aviamentos de tecido ou não-tecido, colante ou sem cola utilizado para estruturar uma peça do vestuário.
ENVELHECIDO: “estonado”; tipo de acabamento com a utilização de lavagem à pedra, com enzimas ou produtos químicos para as fibras naturais ou processos físicos para as fibras não-naturais.
ENVIESADO: nome aplicado ao corte feito em diagonal em tecido; posição do molde sobre o tecido.
ERGETE: pluma alta (águia pescadora ou garça-real) que adornava um chignon ou chapéu; usada até a década de 1940.
ESPADILHA: calçado de lona com solado de corda, usado pelos povos mediterrâneos. Spadrille (alpargata).
ESPARTILHO: cinta longa e anatômica, de tecido resistente, que vai dos quadris até abaixo dos seios. Ilhoses de cima a baixo permitem que se passem longos cadarços, que são puxados para apertar ao máximo o abdome e a cintura da mulher, afinando-os. Na década de 1970, tornaram-se populares tanto para o dia quanto para a noite, trajados também com saias rodadas ou calças informais.
ESTONAGEM: processo de lavagem de peças ou tecidos em tambores com pedras de argila chamadas sinasitas; Durante a lavagem;as pedras entram em atrito com as peças, deixando-as com.aspecto de usadas 
ETIQUETA: pequeno aviamento com informações (numeração, composição do material têxtil, instruções de lavagem e secagem) da peça, geralmente costurado no interior da peça.
EVASÊ: peça de vestuário que se alarga para baixo, em forma de cone, proporcionando movimento e leveza.
EVENING-WEAR: trajes para a noite; de gala.
EXOMIDE: capa amarrada nos ombros, usada na região de Tanagra, na Grécia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário