segunda-feira, 24 de outubro de 2011

GLOSSÁRIO TÉCNICO DO FIGURINISTA


2 - MATERIAIS E DENOMINAÇÕES


GGG
GABARDINE: casaco comprido (7/8) feito com tecido impermeabilizado,-com ou sem capuz, para proteger da chuva.
GALÃO: cordão utilizado em bordados e para reforçar casas de botão.
GANCHO: denominação da área de encaixe da calça na região entre a cintura e a altura da virilha (denomina-se Gancho Frente para região dianteira e Gancho Traseiro para região traseira); peça recurva, de metal ou de outra substância resistente.
GILET: colete; peça do vestuário masculino que foi inserido no feminino.
GLITEER: pó metálico muito fino, brilhante, prateado, dourado ou de cores diversas, utilizado em maquiagens, trabalhos manuais, pinturas etc.
GODÊ: maneira de cortar o tecido enviesado, proporcionando maior amplitude ao caimento. Pedaço triangular de tecido, mais largo na parte inferior, costurado a uma saia, vestido ou casaco, para aumentar a roda.
GOLA: parte do vestuário junto ao pescoço.
GOLA ELIZABETANA: tipo de gola clássica do século XVI, utilizada para ornamentar os finos vestidos de época da Rainha Elizabeth. Com a decadência do estilo italiano na moda, emergiu uma tendência de cobrir o corpo quase completamente, a não ser mãos e rosto. O mais característico nas vestes dessa época são os babados, que surgiram circundando o pescoço e formando a gola que, no início, era fixada à base do pescoço, até que o circundou por inteiro e tornou-se mais fechada e restritiva. Numa época em que se vestir eram uma arte, as mulheres foram influenciadas por essa moda no intuito de alcançar o chamado estilo espanhol. A característica dessa gola era ser sanfonada, semelhante a uma casa de abelhas, e seu tamanho e rigidez podiam determinar o status social de quem a vestia. Geralmente, as golas francesas eram as maiores, porém, alguns indivíduos de outros países mostravam-se ainda mais extravagantes. A Rainha Elizabeth (1533 – 1603), da Inglaterra, por exemplo, tinha mais de três mil vestidos todos decorados com as mais exuberantes golas de babados, que tiveram seu ponto alto em 1575. Por este motivo, fica a referencia ellizabetana a esse adorno.
GOLA RULÊ: gola alta e justa em malha ou pulôver de tricô. Muito usada na década de 1960.
GOMA - LACA: pigmento obtido com a fixação de matéria corante solúvel, natural ou artificial, sobre uma base geralmente mineral.
GORGURÃO: tecidos encorpados, lisos ou estampado, misto de algodão e poliéster, com efeito canela do, utilizado para vestuário ou decoração. '
GRELOT: guizo; nome dado a um tipo de passamanaria com pompons, usada especialmente em decoração, como arremate de cortinas e estofados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário