segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

ACERVO DE FIGURINO: PROJAC - REDE GLOBO



O acervo do Projac, a central de produção da Globo em Jacarepaguá, tem mais de 100 mil itens, usados o tempo todo por cada núcleo da emissora. Fora isso, a equipe da costura, com 50 pessoas - que podem virar 100 em épocas mais trabalhosas -, produz 1.500 peças únicas por mês. Cada novela tem, em média, cinco mil peças de roupas. Se imaginarmos que uma grande escola de samba produz em média quatro mil fantasias por ano.




  Dezenas de ventiladores gigantes e um sistema de controle de umidade garantem a conservação das roupas, que ficam em uma área de 1.800 metros quadrados. Há de tudo: desde camisas e calças simples, gravatas de todos os tipos e fantasias de Papai Noel a vestidos de época, roupas de astronauta e figurinos espalhafatosos da linha de shows. As araras são separadas por cores, estilo de roupa e década, para facilitar a pesquisa dos figurinistas. O acervo está todo arquivado em um sistema informatizado, e todos os croquis são guardados a sete chaves. a dos figurinistas. O acervo está todo arquivado em um sistema informatizado, e todos os croquis são guardados a sete chaves.

 
Cada programa tem à disposição, além do acervogeral, um acervo cativo, só seu, até que ele saia do ar. Quando isso acontece, as peças passam para a atração seguinte. O desafio: não deixar que o público perceba que aquelas roupas já foram usadas antes. 



 Há muitos casos em que as roupas do acervo não servem, principalmente quando precisam ser muito específicas - como as de época, as eclesiásticas, as fardas de militares e os vestidos de noiva. Aí, entram em cena os costureiros do Projac, que pretendem aumentar a produção de 1.500 para 2.500 peças únicas por mês. Haja alfinete.



Fonte: ASPECTOS SEMIOLÓGICOS DA INDUMENTÁRIA DA POPULAÇÃO DE RUA CARIOCA – DESCONSTUINDO OS PARADIGMAS
 http://www. redeglobo.globo.com/...projac/.../direto-do-projac-figurinos-sao-organizados-por-epoca-no-acervo.html


 
 

5 comentários:

  1. que interessante isso.... como podemos visitar essa fábrica ....??? eu quero conhecer!!!! rs ...
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. como faço para ter fotos dos figurinos usados pelas atrizer, como Adriana Lessa, Giovana Antonella, Vera Fischer, dança dos famosos, entre outras que tando amo?
    E como posso visitar essa oficina que é um espetaculo?
    Sou assinante globo.com.
    Atenciosamente...
    Ivone Dias

    ResponderExcluir
  3. trabalhei lá no acervo geral de figurino, e lá não dispõe de sistema de controle de umidade nenhum, ventiladores gigantes??? rsrs existem uns tecos tecos que às vezes param e deixam os almoxarifes no maior calor msm... com tanta roupa imaginem qnts ácaros não existem lá?? a maioria das roupas estão sujas e fedendo...rsr saem somente para figuração. Para diminuir a quantidade de ácaros seria necessário manter a temperatura mais baixa possível...cooisa que lá não existe... e outra, a maioria das roupas não têm código ou seja, qnd visitam vcs escutam que cada peça é catalogada...rsrs balela... as assistentes de figurinistas, camareiras e camareiros e até msm figurinistam vestem roupa de lá msm, arrancam o código se tiver ou se não, é mais fácil ainda passar pela portaria... roubo é o que mais existe lá, partindo a maior parte dos camareiros e assistente de figurinistas...sapatos, sandálias, calças....qnd vai pro acervo geral já foi td garimpado, é fácil ver funcionários desfilando com roupas q são vendidas única e exclusivamente em SP..Conduta *marca de roupa é uma delas..rsrs é um sub-mundo que vcs pensam q conhecem e falam sem saber...trabalha lá.... auhuahuhavcs vão ver q não é mentira e tbm não sou de outra emissora, muito menos tenho raiva de agm lá...deixei foi amigos.. ou seja, pra quer acreditar em histórinha de conto da caroxinha continua nessa...ou se não abra os olhos, pois eu via muita coisa e tinha que ficar quieto...rsrs lá eu era cego, surdo e mudo...como não estou mais lá....rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JR todos somos livres para expressar o que pensamos e achamos. Por isso, não tenha vergonha em deixar seu nome por extenso. Todos precisam saber que esta é a sua opinião.
      Quanto ao que é verdade ou mentira, o blog só quer passar a informação verdadeira e se alguns funcionários não executam o proceso como deveria, quem tem que tomar as devidas providências são os chefes de departamento.

      Excluir
  4. Ola, gostaria de saber se vocês compram, casaco de pele ... estou vendendo um semi novo. meu email.. fabiloirario@hotmail.com

    ResponderExcluir