quarta-feira, 12 de setembro de 2012

GLOSSÁRIO TÉCNICO DO FIGURINISTA

2 - MATERIAIS E DENOMINAÇÕES

LLL
LÃ: fibra natural, animal, proveniente basicamente de ovelhas, cabras e carneiros (mas também de camelo, alpaca, iIhama). Pode ser em fios grossos e rústicos ou finos e nobres.
LAMÊ: tecido liso ou jacquard, utilizando em fios metálicos em sua trama, como ouro ou prata.
LAPELA: a parte superior da frente de uma blusa ou jaqueta, que vem dobrada da nuca; voltada para fora; tampa do bolso.
LAYER LOOK: sobreposição de peça, visual em camadas.
LEGGING: meia-calça mais grossa utilizada em atividades esportivas ou casuais - espécie de fuseau; Calças geralmente de malha, mais ou menos ajustadas nas pernas para a prática de exercícios.
LEOTHERETTE: imitação de couro em plástico.
LEOTARD:  é um collant de mangas compridas, criado no século XIX pelo trapezista francês Jules Leotard.
LINHA: fio de algodão, linho, seda, etc; a extensão considerada com uma só dimensão ou comprimento; reta.
LINHO: fibras naturais vegetal, provenientes do caule da planta de mesmo nome.
LUREX:  fio de poliéster com tratamento de brilho metálico.
LYCRA: marca registrada de fio elastano da Dupont, portanto, toda lycra é fio elastano nem todo fio elastano é lycra.

MMM
MANTILHA: echarpe larga e comprida que faz parte do traje nacional feminino espanhol, de seda ou renda geralmente preta ou branca, que cobre a cabeça e cai sobre os ombros.
MANEQUIM: é o tamanho ou conjunto de medidas de uma pessoa; boneco em forma e medida humana com a finalidade de modelar, provar ou expor certas roupas.
MANGA: diz-se da parte do vestuário onde se enfia o braço.                                                               
MANGA BUFANTE: é a manga que sendo franzida, ora na cava, ora na boca ou em ambas, adquire uma forma arredondada e cheia, como de um lampião.
MANGA JAPONESA: mangas curtinhas, contínuas e sem cava.
MANGA MORCEGO: manga inteiriça ou não, muito popular na década de 1930, que se assemelha à asa deste animal.
MANGA RAGLÃ: manga com corte diagonal, saindo da cava e terminando no pescoço.
MANGA TRÊS-QUARTOS (3/4): diz-se de manga que termina entre o cotovelo e o punho.
MÁQUINA DE GALONEIRA: é aparelhada para aplicação de frisos, galão, barras em artigos de malharia em geral como: camiseta, blusa, roupa esportiva, etc; Ela forma o ponto corrente e as linhas são entrelaçadas em cima e em baixo do tecido pela agulha, pelo looper e pelo trançador; Nesta classe de ponto a linha alimenta diretamente o looper, dispensando o uso da bobina; Essa máquina da classe 400 e 600 trabalha com 3,4 ou 5 fios.
MÁQUINA DE OVERLOQUE: "Overlock" é uma palavra inglesa que significa chulear, dar reforço, resistência ou segurança à extremidade do tecido; Essa máquina forma o ponto corrente e as linhas são entrelaçadas em cima e em baixo pela agulha com o loopers; Nessa classe de ponto a linha alimenta diretamente os loopers dispensando o uso de bobinas; A máquina de overloque é da classe 500 e trabalha com dois ou três fios.
MÁQUINA RETA OU PONTO 301: é a máquina de costura do ponto fixo, de classe 300, o tipo do ponto é o de número 301, formado por duas linhas: uma superior e outra inferior.
MÁQUINA ZIGUEZAGUE: máquina de costura com ponto 310 em forma de ziguezague; o ponto da máquina ziguezague é da classe 300, a classificação do ponto é 304 e se forma exatamente da mesma forma que o ponto fixo básico 301, com exceção de que os pontos sucessivos ficam colocados a certo ângulo uns dos outros, ao invés de ficarem em linha reta.

MARGEM DE COSTURA: é um espaço acrescentado em volta do molde, que posteriormente será utilizado para a união de duas ou mais partes de tecido; varia de acordo com o tecido e bitolas de máquinas; Quando o tecido desfia com  facilidade, deixa-se maior espaço para margem da costura.
MARTA: pele do mamífero marta, de corpo alongado e ágil, cauda peluda e pêlo espesso e macio, de grande valor comercial, usada para a confecção de casacos, estolas etc. e também para apliques no vestuário (geralmente em duplas).
MARTINGALE: pequeno cinto nas costas de uma roupa, incrustado horizontalmente para marcar a cintura em coletes, vestidos, manteau e redingotes.
MEDIDA: é o espaço entre dois pontos; é uma determinada grandeza que serve de padrão para a avaliação de outras; ação de medir; medição.
MEDIDAS INDIVIDUAIS: são medidas que conseguimos através do corpo individualmente.
MEDIDAS PADRONIZADAS: são medidas que obtemos através de tabelas definidas na maioria pelo setor têxtil e as industria de confecção para a confecção de modelagem.  
METALIZADO: tipo de acabamento que consiste na aplicação de papel metalizado sobre o tecido por transferência térmica (High-tech).
MEIA-MALHA: tecido de malha.
MICROFIBRA: tecido produzido com fios sintéticos extremamente finos. Para se ter uma ideia  estes filamentos podem ser 60 vezes mais finos que um fio de cabelo e 10 mil filamentos de microfibra podem pesar menos que uma grama. Os tecidos têm toque sedoso e alta resistência; A microfibra é um filamento de poliéster, nylon ou acrílicos derivados do petróleo, diferente apenas na composição química. Tecidos com microfibra são mais leves e, duráveis e ultramacios.
MODELAGEM: técnica e/ou operação de modelar; representar por meio molde; delinear. Uma boa modelagem é essencial para que as peças tenham um bom caimento no corpo.
MODELAR: fazer o molde de; representar por meio de modelo; assinalar os contornos de; ajustar -se a; contornar; moldar.
MODISMO: aquilo que esta na moda, tendo portanto caráter efêmero.
MOLDAR: formar os moldes de; adaptar ou acomodar ao molde de; dar forma ou contorno a; modelar.
MORIM: tecido branco e fino de algodão; tecido antigo produzido em Calicute na Índia; de algodão rústico, branco ou tinto, tem preço baixo e é usado na confecção de peças de cama e mesa, além de servir como forro em diversos tipos de roupa; Também é muito utilizada para modelar peça desenvolvida na técnica moulage.
MOULAGE: palavra francesa para a técnica de modelagem feita diretamente com o tecido sobre o corpo (tridimensional), criada diretamente nos manequins.

MULE: chinelo de quarto, em cetim, com salto e vison na gáspea. Usado na década de 1940.

Nenhum comentário:

Postar um comentário