terça-feira, 24 de maio de 2011

GLOSSÁRIO TÉCNICO DO FIGURINISTA


2 - MATERIAIS E DENOMINAÇÕES


CCC

CABAN: casaco abotoado a frente, com gola larga e mangas japonesas. Usado por tripulantes em embarcações e relançado por Yves Saint Laurent no início de sua carreira.
CABEÇA DE MANGA: a parte de cima da manga, na altura do ombro.
CACHAREL: nome do estilista Jean Cacharel, que passou a ser usado para designar um tipo de malha de fibra sintética, normalmente utilizada para a fabricação de blusas e as próprias camisetas de gola-rule, confeccionadas com esta malha.
CACHER-COUER: decote clássico caracterizado por ser em “V”, com ou sem gola, transpassado sobre o busto, com acabamento em nó ou laço das duas pontas de transpasse.
CAIMENTO: é a maneira como o tecido fica suspenso, podendo ser livre e flutuante, ou rígido e pesado, dependendo da estrutura; é uma das propriedades do tecido. O tecido pesado tem menos caimento ondeante do que o leve que é apreciado com maior freqüência pelo sentido visual.
CALEÇON: do francês, cueca samba-canção, com volta de estilo inserido e aplaudido pelo guarda-roupa feminino.
CALÇA: peça do vestuário que parte da cintura e cobre separadamente as pernas.
CAMISA: peça de vestuário, de tecido leve com mangas compridas ou curtas. É usada sobre a pele ou camiseta para cobrir o tronco.
CAMISETA: peça do vestuário; em malha, geralmente com punho (de malha), com o corpo em forma quadrada ou retangular e as mangas curtas, adquirindo o formato de T, daí o nome em inglês: T­-shirt, camisa em T.
CANELADO: possibilita ajuste perfeito ao corpo com liberdade de movimentos.·' Tecido que combina elasticidade e alongamento, tipo stretch. A textura imita um listrado vertical ou horizontal em alto relevo.
CARDIGAN: casaquinho inglês com abotoamento central, decote em “V” e acabamento sanfonados no decote, punhos e bolsos; um clássico BC e BG.
CARGO: modelos baseados em uniformes militares ou de serviço. Cheios de bolsos e com algumas amarrações ou zíperes, são muito úteis para serviços ou esportes radicais. Modelagens amplas, confortáveis e casuais.
CARRETILHA:  peça circular em forma de roseta, munida de cabo e que ao rodar marca a costura.
CASA: abertura por onde passa o botão.
CASACA: peça de vestuário de cerimônia masculino, curta na frente, ficando à altura da cintura w com abas compridas atrás.
CASHMERE: lã fina e macia, de pelo de cabra kashmir, do Himalaia. Leve e muito quente, é uma fibra rara, por isso hoje é comum misturar com outras lãs. É também o nome dado a um desenho clássico de estamparia, em gotas rebuscadas (malharia, seda, bandanas).
CASIMIRA: tecido encorpado de lã.
CATSUIT: diz-se em geral da roupa dos mergulhadores e de outras inspiradas nela, isto é, body-suits e collants.
CAVA: abertura ou corte no vestuário, do ombro até a região da axila, à qual se adaptam ou não as mangas.
CAVALO: termo muito utilizado para o gancho da calça.
CEROULA: peça do vestuário masculino usado por baixo das calças, que cobre as pernas quase até os tornozelos.
CHAMOIX: tecido de matéria-prima, mas principalmente de algodão, com acabamento tipo flanelagem que confere um aspecto de veludo ou pele de camurça à pele; delicada pele de cabra ou carneiro.
CHANGEANT: tecido que muda de cor, semelhante ao furta-cor; tecido em que o colorido dá a impressão de mutação, efeito permitido quando os fios da trama e da urdidura são diferentes (vermelho com amarelo, efeito de laranja).
CHIFFON: origina-se na palavra francesa que significa trapo. Tecido muito fino e transparente de seda ou de fibras químicas (poliéster ou poliamida), com fios. A palavra chiffon utilizada com o nome de outros tecidos denota leveza: crepe chiffon, tafetá chiffon, veludo chiffon, etc.
CINTURA: diz-se da parte média do corpo humano.                                                            
CONFECCIONAR: diz-se do ato de executar determinado trabalho; costurar; produzir.
COSTURA: é uma junção consistindo de uma seqüência de pontos unido duas ou mais partes de tecidos.
COSTUREIRA: nome pelo qual se conhecem as pessoas que se dedicam á execução de peças do vestuário.
CHEMISE: do francês, camisa ou baseada nela, vestido-chemise ou chemisier.
CHEMISIER: peça do vestuário feminino com a forma e o modo de confecção semelhantes aos da camisa social masculina, com feitio de uma blusa, com abotoamento frontal total ou parcial.
CHITA: tecido ordinário de algodão, estampado a cores.
CHULEAR: coser ligeiramente o borda de um tecido para que este não se desfie.
CIGARRETE: calça feminina justa e curta, acima de tornozelo.
CLOCHE: chapéu tipo sino, justo na cabeça a partir da nuca, puxado na testa. Pode ter aba ou não.
COLARINHO: gola de tecido costurada ou adaptada à camisa, em volta do decote.
COLETE: peça de vestuário sem gola nem mangas, até a cintura, justa ao peito, usada normalmente sobre camisa ou blusa. Geralmente feito de seda ou de tecidos muito bordados, o colete era abotoado na frente e costumava ter dois pequenos bolsos. As mulheres o adotaram no final do século XIX.
COLDRE: cada um dos dois estojos de couro pendentes do arção da sela, e em que de ordinário se metem pistolas ou outras armas.
COMBINAR / HARMONIZA: colocar juntos; 1) tecidos de cores diferentes e acabamentos 2) listras, xadrezes e estampas 3) pares de pences e guias de costura.
COMPOSÉE: do francês: composto. São tecidos que se harmonizam na cor, estampa e padrão combinados. Combinação de estampa graúda com a mesma miúda. Não há exatamente necessidade de compor as estampas; podemos compor somente a mesma cor com motivos da estampa diferentes: bolas com listras, xadrez com bolas e com listras, listras largas com listras estreitinhas, etc.
COMPRIMENTO: diz-se da medida compreendida entre duas extremidades (no sentido do fio de urdume).
CÓS: parte da modelagem de calça, saia, etc; tira de tecido que circundam certas peças do vestuário, particularmente calças e saias na altura da cintura.
CORPO: parte superior de uma roupa ou detalhe da parte superior de um vestido.
CORTAR: diz-se da ação de separar em duas ou mais partes um determinado artefato ou tecido.
CORTE: local onde se realiza a operação de cortar.
COSTUME: conjunto de duas peças – paletó e calça ou paletó e saia (tailleu)- confeccionados no mesmo tecido.
COTTON:  algodão.
COULISSÉ: franzido obtido por um cadarço passado pela bainha de casacos e blusas;  um "canal" feito com costuras paralelas para passar fitas ou elásticas.
CRINOLINA: tecido de crina de cavalo com algodão, usado no século XIX para armar as saias.
CROCHÊ: método de fazer tecidos, roupas de cama e mesa, vestuário, ornamentos etc. Os pontos são feitos com agulha especial terminada em gancho (à mão ou a máquina), formando uma corrente com laçadas de trançado semelhante ao da malha ou da renda. Fios de seda, algodão, lã ou fibra artificial podem ser usados.
COTELÊ: listas em relevo e rasas, que se alternam.
CREPE: tecido granulado com toque áspero (crepe em francês significa crespo).
CRISTAL SWAROVSKI: cristais austríacos lapidados um a um. A indústria produz em média de 3 milhões de cristais por dia para alimentar o mercado mundial.
CRU: nome dado a tecidos, geralmente de algodão, com aspecto rústico.
CULOTES: calça larga na parte de cima e bem justa nas pernas, apropriada para andar a cavalo e usar com botas de cano alto, ou ainda, calça feminina de corte semelhante ao de uma saia e de comprimento geralmente até os joelhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário